Sobre o Espaço-Tempo

Um pouquinho sobre como surgiu o canal e seus ideais

A pergunta “o que é o Espaço-Tempo?” (o nome do nosso site, e não o conceito da teoria da relatividade geral) é muito melhor respondida dizendo suas motivações do que explicando o site em si.

O conhecimento sobre ciências naturais abre os olhos sobre o funcionamento do Universo. Como o planeta Terra funciona, como o Sol e outras estrelas funcionam, de onde viemos, do que os átomos são feitos… são perguntas que a física em seus mais diversos ramos busca responder. A física é a ciência que explica como o Universo funciona, e compreendê-la é uma porta aberta que não se fecha mais.

Minha proposta ao criar o Espaço-Tempo é, como professor e graduando em licenciatura em Física, divulgar a física moderna e a astrofísica de forma completa e fácil, sem abrir mão da abordagem profunda, dos conceitos matemáticos ou das referências bibliográficas confiáveis. Uma simplificação excessiva dos conceitos científicos abre margem para interpretações incorretas.

A ciência vive tempos difíceis. Nós, que atuamos na área da ciência, vivemos tempos difíceis. Mas espero obter algum grau de êxito em minha meta de divulgar a ciência, a física, torná-la acessível, torná-la fácil, fazer as pessoas perderem o medo da matemática e que possam ver como o Universo é fantástico e ainda há muito o que descobrir sobre ele.

Muito obrigado!
– Brunno Pleffken