Aldebaran, o Olho do Touro

Aldebaran é uma estrela gigante vermelha, a mais brilhante da constelação de Touro. Vamos conhecer mais sobre ela.

Início
1 minuto de leitura

Aldebaran, ou Alpha Tauri, é a estrela mais brilhante da constelação de Taurus (Touro) e a 14ª mais brilhante do céu noturno. Seu nome vem do árabe, al Dabarān, que significa “o seguidor”. É uma estrela gigante vermelha de classificação K5+III. É uma estrela variável, ou seja, sua luminosidade varia com o tempo. Seu tamanho é de 45 raios solares e se localiza a 65 anos-luz de distância da Terra.

Há milhões de anos, Aldebaran era uma estrela da sequência principal, como nosso Sol. Seu processo de envelhecimento fez com que se expandisse e adquirisse uma cor avermelhada.

Estima-se que Aldebaran abrigue um planeta com 6 vezes a massa de Júpiter.

Como localizar

Aldebaran é extremamente fácil de se localizar por ser a estrela mais brilhante de sua região. A partir das “Três Marias”, as estrelas do cinturão de Órion, trace uma linha seguindo oposto à Sírius. A primeira estrela brilhante encontrada, de cor avermelhada, é Aldebaran.

Brunno Pleffken Hosti

Professor. Graduando em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Extensão em Astrofísica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editor do Espaço-Tempo.

Publicação anterior

Qual a diferença entre magnitude aparente e magnitude absoluta?

Próxima publicação

Qual o real tamanho da atmosfera da Terra?