///

O belíssimo Complexo de Rho Ophiuchi

Uma das mais majestosas formações de nuvens da Via Láctea, o Complexo de Rho Ophiuchi é pouco conhecido pelas pessoas em geral, mas brilha aos olhos de astrofotógrafos.

Ao olhar para a constelação de Escorpião, é fácil identificar Antares bem em seu coração. O que é difícil de ver é que a região ao redor de Antares abriga uma das mais belas formações de nebulosas escuras e de reflexão do nosso céu.

É um alvo frequente de astrofotógrafos, que se desafiam em capturar com câmeras todos os seus detalhes e cores de suas formações. Apesar da baixíssima luminosidade a olho nu, o tamanho angular da formação é bem grande, com a área total no céu sendo maior do que o tamanho de uma Lua cheia.

A uma distância estimada de 131±3 parsecs (aproximadamente 427 anos-luz), é uma das regiões de formação de estrelas mais próximas do Sistema Solar.

Brunno Pleffken Hosti

Professor. Graduando em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Extensão em Astrofísica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editor do Espaço-Tempo.

Publicação anterior

Qual o real tamanho da atmosfera da Terra?

Próxima publicação

O que é matéria degenerada e o limite de Chandrasekhar?